sexta-feira, 15 de maio de 2009

Latin, inglês, educação e conhecimento


A Degree in English (um diplona em inglês) - The New York Times 05/15/2009. Este não é um artigo científico. Trata-se de um texto publicado no jornal estadosunidense, New Yok Times, escrito por Christopher Francese, professor de estudos clássicos na Universidade de Dickinson.

Após discursar sobre a questão do uso do Latin nos diplomas dos graduados de algumas universidades norte-americanas, ele cita a seguinte frase: "A educação é mais que um símbolo de status". A idéia já é bem objetiva, mas ele ainda completa dizendo (...) "trata-se do desenvolvimento do uso social e intelectual através da comunicação clara de informações e idéias".

Ele resume em poucas e curtas palavras o que sempre vou sugerir em todas as esferas que puder atuar, e objetivo deste espaço: direito ao conhecimento e uso adequado dele. Gosto de pensar que isso significa acesso livre à produção científica (leia-se publicações resultantes) que deveria fazer parte da educação em nosso país. Pra todos. Afinal quem financia isso tudo?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário pertinente a esta postagem. Sugestão de tema, artigo, periódico. Profissional da área, para contribuir, deixe seu e-mail. Abraço.