quarta-feira, 30 de setembro de 2009
Erros que ensinam
Hermes-Lima, M. et al. What’s on the news? The use of media texts in exams of clinical biochemistry for medical and nutrition students. Biochemistry and Molecular Biology Education.
Artigo da Universidade de Brasília (UnB) apresentou metodologia de avaliação do conhecimento em Bioquímica e Biofísica dos alunos de nutrição e medicina, a partir da reflexão sobre textos não científicos publicados em diferentes veículos midiáticos. Esse método avalia não só o conhecimento na área específica, mas também a capacidade de reconhecer erros sobre esse conhecimento, arguir criticamente e aplicá-lo, o que é o ponto alto e mais difícil no processo educacional.
Texto da Agência FAPESP.
Obs.: O acesso ao artigo completo é restrito aos assinantes da publicação. Em www3.interscience.wiley.com
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Plantas para reduzir o ozônio em ambientes fechados
Heather L. Papinchak, E. Jay Holcomb, Teodora Orendovici Best and Dennis R. Decoteau. Effectiveness of Houseplants in Reducing the Indoor Air Pollutant Ozone. HortTechnology 19: 286-290 (2009).
[Efetividade de planntas domésticas na redução de ozônio interno] (tradução livre).
Segundo os pesquisadores, diversos tipos de impressoras, fotocopiadoras, luzes ultravioleta e alguns sistemas de purificação do ar levam a formação de ozônio dentro de ambientes fechados, como escritórios e nosssa casa. Neste estudo observaram que acrescentar algumas plantas na decoração ajudou a reduzir os niveis de ozônio nestes ambientes. Utilizaram plantas como a espada-de-são-jorge (Sansevieria trifasciata), o clorofito (Chlorophytum comosum) e a jiboia (Epipremnum aureum), que têm rica folhagem e são de fácil manutenção.
Obs.: O acesso ao artigo completo é restrito aos assinantes da publicação.
a
Assinar:
Postagens (Atom)