quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Dieta e aterosclerose

  
Foo, S.Y. et al. Vascular effects of a low-carbohydrate high-protein diet. Proceedings of the National Academy of Sciences. August, 2009 (Published online before print August 24, 2009, doi: 10.1073/pnas.0907995106).

[Efeitos vasculares da dieta pobre em carboidrato e rica em proteínas] (tradução livre).

Um assunto que virou panacéia na década de 90 e ainda permanece da mídia: a dieta das proteínas. O estudo é americano, os autores são de Harvard e também do Hospital Geral de Massachusetts.

Resumo

Na busca de soluções para reduzir os riscos causados pela obesidade, muitas dietas restritivas são propostas sem uma real avaliação prévia dos efeitos colaterais e a longo prazo, bem como dos benefícios efetivos na redução de riscos. Pouco se sabe cientificamente sobre esses efeitos das dietas que restringem o consumo de carboidratos e aumentam o de proteínas e gorduras na saúde humana. Em especial, na saúde cardiovascular. Neste trabalho foram observados camundongos alimentados com dietas com menores quantidades de carboidratos e maiores de protéinas, que foram comparados com camundongos alimentados com uma dieta padrão ou uma dieta ocidental, que contem uma quantidade semelhante de gordura e colesterol que a dieta testada.

Resultados

Os animais alimentados com a dieta pobre em carboidratos e rica em proteínas desenvolveram mais aterosclerose e tiveram a capacidade de gerar novos vasos sangüíneos reduzida devido ao fluxo sangüíneo prejudicado. O mecanismo responsável por esse efeito seria o de redução do nº e atividade de células que são origem aos vasos.

O que podemos aprender com este artigo? (opinião do leitor/tradutor)

Camundongos são diferentes de humanos? Certamente. Mas são eles os animais usados nos modelos experiementais para avaliar tudo antes dos testes em humanos. Se a bioética permite que usemos outros seres vivos para testar algo antes de nós, porque servir de cobaias para substâncias ou dietas malucas sem os devidos estudos experimentais antes?
a

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário pertinente a esta postagem. Sugestão de tema, artigo, periódico. Profissional da área, para contribuir, deixe seu e-mail. Abraço.